A Onda Verde é uma campanha plurianual que visa conscientizar as pessoas sobre a importância da biodiversidade. Ela reforça o trabalho em Comunicação, Educação e Conscientização do público dentro do programa da Convenção para a Diversidade Biológica (CDB), entidade que lidera o movimento no mundo.

Desde 2007, a Onda Verde celebra mundialmente o Dia Internacional da Diversidade Biológica (IDB). Ela também apóia outras iniciativas nacionais, internacionais e globais de plantio de árvores, tais como a campanha “Um Bilhão de Árvores”, liderada pelo PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).

A idéia é promover uma contagem regressiva para que às 10h (horário local), todos se mobilizem pela proteção da biodiversidade, criando uma “onda verde” mundial, de leste a oeste do planeta.

(fonte www.ondaverdefundacao.wordpress.com)

ATINI – PROTEGENDO A BIODIVERSIDADE E A DIVERSIDADE CULTURAL

Cientes da importância da preservação da biodiversidade, e já estando envolvidos com a proteção da vida das diversidades culturais, nós da ONG ATINI – Voz Pela Vida, decidimos aderir ao movimento ONDA VERDE promovido pela Fundação O BOTICÁRIO de proteção ao Meio Ambiente.

Como ONG nossa movimentação foi a de juntar os indígenas das 5 diferentes etnias assistidas pela organização e trazer a conscientização da importância de se preservar a biodiversidade que eles próprios utilizam em sua dieta diária.
Nosso DIA 21 de Maio começou movimentado. Logo cedo os indígenas e voluntários da organização se reuniram para se pintar e conversar sobre a importância do movimento e se preparar para o plantio das árvores. Logo em seguida adultos, crianças, indígenas e não-indigenas seguiram para os locais destinados ao plantio das mudas, aqui mesmo na sede da ATINI.

Foram plantadas 10 mudas de árvores frutíferas nativas do cerrado brasileiro, região onde fica nosso terreno. Entre as mudas plantadas estavam: Ingá, Jatobá, Pimenta da Jamaica, Laranja Pêra e Pêra. As mudas foram plantadas em lugares estratégicos da chácara, de acordo com as características específicas de cada planta.

Nosso compromisso a longo prazo é de seguir o caminho da proteção ao meio ambiente e da conscientização dos indígenas assistidos e também dos voluntários.