Atendendo ao requerimento do Deputado Henrique Afonso (PT/AC), a Comissão de Direitos Humanos e Minorias realizará Audência Pública, com a finalidade de discutir a prática do infanticídio nas áreas indígenas. Será aberto um debate com especialistas e lideranças indígenas sobre a prática ainda presente em algumas aldeias indígenas de sacrifício de crianças consideradas imperfeitas ou indesejadas. Entre os expositores estarão Prof. Paltu Kamayurá, Dr. Márcio Meira, presidente da Funai, Dra. Débora Duprat, Procuradora da República, Dra. Maíra Barreto, Profa. Márcia Suzuki, presidente da Atini, Antropólogo Dr. Ronaldo Lidório.

A Atini aproveita a ocasião para lançar sua segunda publicação, Quebrando o silêncio – um debate sobre o infanticídio nas comunidades indígenas do Brasil. O material aborda o assunto sob diferentes pontos de vista, tais como Direitos Humanos, Antropologia, Relativismo Cultural, Bioética, além de trazer o relato de testemunhas, profissionais que trabalham em áreas indígenas, parentes de vítimas e sobreviventes.

 

É hora da nossa sociedade levar esse debate adiante, silenciando nossas próprias ideologias e paixões, para ouvir, discutir, refletir, com imparcialidade, sobre o problema do infanticídio nas comunidades indígenas brasileiras. É hora da nossa sociedade quebrar o silêncio, e fazer ouvir essa voz pela vida. Em alto e bom som.

Dia 05 de setembro de 2007, às 14h30
Plenário 09, anexo II da Câmara dos Deputados
Brasília – DF