O Prêmio Internacional Jovem da Paz é um programa de incentivo a jovens que trabalham em favor da paz e desenvolvimento integral da humanidade. Esta foi a primeira vez que Curitiba organizou o Prêmio.

Na categoria Comunicação, foi selecionado o documentário “Quebrando o Silêncio”, que retrata o infanticídio indígena. O documentário foi produzido pela jornalista e documentarista Sandra Terena.

Entrevista com Sandra Terena:

• Qual sua profissão?

Jornalista e documentarista

• De onde surgiu a ideia de fazer o documentário?

Há mais ou menos três anos, assisti a um documentário chamado Hakani, que fala sobre a história de uma indiazinha que foi enterrada viva. Fiquei chocada em saber que meus parentes indígenas ainda praticavam o infantícdio. Fiz uma pesquisa sobre o assunto e percebi que os órgãos oficiais sempre negaram a existência dessa prática.

Fui a fundo no assunto e fizemos entrevistas com indígenas de vários povos, principalmente no Xingu, e descobrimos que o infanticídio não é uma lenda. Por isso, achamos que um documentário baseado na linha do cinema verdade, com depoimentos reais, poderia desmitificar esse o assunto e provar que o sacrifício de crianças ainda é uma realidade. No entanto o que mais me chamou a atenção foi saber que parentes de todo o Brasil não querem continuar com tal prática. Por isso, precisam de políticas públicas para poderem criar seus filhos, principalmente os deficientes, que dificilmente sobrevivem em aldeias de difícil acesso.

• Qual a temática do seu documentário?

Infanticídio Indígena

• O que te motivou a participar do Prêmio?

Acredito que o prêmio pode dar visibilidade para o filme e sensibilizar as pessoas a apoiarem esta causa.

Saiba mais sobre o documentário aqui