Uma excelente oportunidade, uma grande porta que se abriu.
Sensibilizadas pelo filme Hakani e pelas histórias recentes de salvamento, mulheres indígenas de 7 tribos diferentes decidiram começar a trabalhar pela vida de suas crianças. Lideradas por Wakarini, elas estão se mobilizando para superar o infanticídio.

Uma das ações que estão planejando é um encontro para o mês de setembro. Querem que a ATINI esteja presente, ou que envie um representante, para falar sobre quais seriam as alternativas para que nenhuma criança precise mais ser enterradas em suas aldeias. Elas desejam orientação para as parteiras e agentes de saúde sobre as medidas que devem ser tomadas para evitar as mortes.

Para que este encontro aconteça Wakarini precisa de ajuda financeira. As mulheres vivem em aldeias distantes e o encontro vai ser realizado na aldeia maior, onde existem mais recursos. Ela necessitam basicamente de dinheiro para o combustível dos barcos que vão trazer as mulheres e de alimentação durante os 3 dias de encontro. Cerca de 10 mil reais tronará esse encontro uma realidade.

Se você sentir desejo de ajudar a tornar este evento possível, envie sua contribuição para a conta da ATINI. Se quiser saber mais detalhes sobre o encontro, não hesite em nos perguntar.

“Para cada 5 crianças que morrem antes de 1 ano, 4 foram mortas pelas mães.” (enfermeira que coordena atendimento da FUNASA em diversas aldeias, estimando os números da trajédia do infanticídio em Roraima)