Entre os dias 10 e 13 de novembro, cerca de 250 indígenas de 7 etnias xinguanas interromperam sua rotina diária para tratar de um tema de extrema importância para eles – o infanticídio. A PRIMEIRA REUNIÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE INFANTICÍDIO, realizada no Posto Indígena Leonardo, dentro do parque do Xingu, foi a pioneira de uma série de seminários organizados pela FUNSAX – Fundação Sira-I-I do Xingu. A FUNSAX é uma organização indígena coordenada por Paiê Kajabi e sua esposa Diva Kajabi, que atua na defesa dos direitos da crianças indígenas do Xingu. Até hoje, crianças deficientes, crianças nascidas de mãe solteira, e gêmeos são rejeitados em diversas etnias do parque.

Uma das presenças mais marcantes no encontro foi a do respeitado Aritana, cacique geral do Xingu. Ele deu apoio total à causa da Fundação Sira-I-I e à defesa das crianças do parque. Aritana já adiantou que ele mesmo vai convidar todos os xinguanos, especialmente as mulheres, para uma grande reunião sobre este assunto no próximo ano. Ele, juntamente com outros líderes, agentes indígenas de saúde e professores indígenas de diversas etnias, assumiu o compromisso público de trabalhar para que nem filhos de mãe solteira nem gêmeos sejam mais rejeitados dentro do parque. Paiê Kajabi exibiu no encontro um documentário denominado HAKANI, que conta a comovente história de uma menina que sobreviveu ao infanticídio numa comunidade indígena do Estado do Amazonas. Todos os presentes ficaram muito emocionados com a história e motivados a buscar alternativas para que essa prática seja definitivamente erradicada no Xingu.

Agora, cabe ao governo e às organizações que trabalham no Xingu, a tarefa de ouvir as reivindicações dos xinguanos e fazer a sua parte para que a taxa de mortalidade infantil na região seja drasticamente reduzida. Toda criança tem direito à vida e à dignidade.