No dia 19 de julho a Casa das Nações teve a alegria de receber a visita de uma equipe de 3 funcionários da FUNAI, sendo a Sra. Joana do departamento COGER, a Sra. Liliane do departamento e Assistência Social e o Sr. Otávio do departamento de saúde. Fazia parte do grupo também uma representante da SESAI, a Sra. Liziane.

O objetivo da comitiva era visitar as famílias
indígenas e conhecer as acomodações que a chácara oferece. Estavam especialmente interessados em orientar a família de Dionísio e Dafrosa Xavante, que a FUNAI e a SESAI vêm acompanhando de perto por causa dos problemas de saúde da menina Lurdinha Xavante.  Dionísio e Dafrosa residem na chácara com seus filhos há alguns meses e procuraram a ATINI para pedir ajuda no acompanhamento médico de sua filha adotiva Lurdinha. Ela tem 11 anos de idade e enfrenta sérios problemas motores devido a sequelas de meningite. A Casa das Nações oferece moradia, alimentação básica e acompanhamento de nas áreas de saúde e educação.
A visita de representantes da FUNAI e da SESAI foi muito proveitosa e os indígenas tiveram oportunidade de interagir e falar de suas preocupações.  A ATINI e a Casa das Nações busca, sempre que possível, trabalhar em parceria com os órgãos responsáveis pela assistência às populações indígenas em nosso país.

A Casa das Nações oferece apoio à famílias indígenas que procuram a organização em busca de um lugar seguro e tranquilo para residir temporariamente enquanto suas crianças recebem tratamento médico especializado. Muitas destas famílias tem crianças com algum tipo de deficiência física ou mental, e isso os força a buscar ajuda fora da área indígena. Na chácara essas famílias têm a possibilidade de viver de maneira semelhante à maneira que viviam suas comunidades de origem, plantando seus roçados e cozinhando de maneira tradicional. Ali eles podem praticar suas danças e lutas rituais, e o uso da língua materna é incentivado e valorizado. Além disso a organização oferece programas de educação, cidadania e conscientização em Direitos Humanos a todas as famílias residentes.

Localizada no cinturão verde ao redor de Brasília, a Casa das Nações funciona como um santuário onde famílias indígenas forçadas a viver fora de suas aldeias encontram esperança, dignidade e respeito.