A ATINI é uma organização social sem fins lucrativos, formada por indígenas, antropólogos, advogados, educadores, linguistas e religiosos, voltada para a defesa dos direitos das crianças indígenas.

Diversos programas sociais são desenvolvidos pela ATINI e o apoio às crianças em situação de risco é apenas um deles. A ATINI recebe pedidos de ajuda de diversas etnias indígenas – são famílias que têm uma ou mais crianças em situação de risco e precisaram sair da aldeia por conta deste problema. Algumas destas famílias residem em Brasília em casas providenciadas pela organização. Existem também crianças apadrinhadas pelo programa da ATINI que moram na CASAI (Casa de Saúde Indígena da FUNASA) de Brasília.

Além destas crianças que residem em Brasília com seus familiares, a ATINI apóia também famílias indígenas em outras partes do Brasil, que por razões semelhantes, precisam residir temporariamente fora de sua comunidade de origem. A ATINI não trabalha com adoção de crianças indígenas, nem recebe crianças que não estejam na companhia de um parente indígena adulto que seja responsável pela mesma. Acreditamos que a medida que ouvimos a voz dos povos indígenas e ajudamos a empoderar estas famílias, eles mesmos conseguem lutar pelos seus direitos e garantir uma vida com dignidade para suas crianças.

Nas casas da ATINI prioriza-se o respeito às diversidade cultural e ao uso da língua materna. O ambiente é rico em manifestações culturais e come-se diariamente a comida tradicional indígena. A ATINI enfatiza que para a maioria das famílias esse é apenas um período de transição, e que todos eventualmente poderão voltar a viver em suas comunidades de origem.

Conheça abaixo as crianças atendidas pela ATINI e suas famílias.

A família de Amalé

Kamiru Kamaiurá salvou a vida do menino Amalé, que havia sido enterrado vivo em sua aldeia no Mato Grosso. Amalé sobreviveu, mas sofre de um tipo raro de anemia e é dependente de transfusões de sangue mensais. Kamiru procurou a ATINI no final de 2006, depois de viver por vários anos perambulando entre sua aldeia em mato Grosso, hospitais, e as casas de saúde indígenas de Brasília e de Canarana. Amalé vivia sofrendo internações constantes e estava muito debilitado. Kamiru queria um lugar onde pudesse residir com o Amalé por um período mais prolongado para que ela pudesse se dedicar aos cuidados de saúde que ele precisava. Na casa de saúde indígena ela não queria continuar porque não era um local adequado para eles morarem por tempo indefinido.


Kamiru foi recebida na Casa da ATINI em fevereiro de 2007 e a vida de Amalé melhorou muito desde então. Hoje ele ainda é acompanhado pela equipe médica do Hospital de Apoio de Brasília, onde faz transfusão de sangue todo mês, mas nunca mais precisou ficar internado. Kamiru tem consciência que a doença de Amalé é incurável e que ele provavelmente vai ter que viver na cidade pelo resto da vida. Amalé é um menino muito esperto, adora estudar e chora quando precisa faltar aula para ir ao hospital. A história de Amalé foi contada na reportagem O garoto índio que foi enterrado vivo da Revista Isto é.


Kamiru cuida também de sua neta Kamila, que vive com ela em Brasília devido a problemas familiares na sua comunidade. Kamila tem 4 anos, é linda e inteligente, e sempre que pode visita a mãe na adeia.

A família de Iganani

Muwaji Suruwahá tem 31 anos de idade e vive fora de sua comunidade indígena desde 2005, quando decidiu procurar ajuda médica na cidade para sua filha Iganani, que nasceu com paralisia cerebral. Muwaji teve que escolher entre sacrificar a filha ou deixar sua comunidade – e decidiu pela vida de Iganani.

Como Muwaji é viúva, ela não tinha como deixar na aldeia seu filho Ahuhari , na época com 9 anos de idade. Além disso, Muwaji é responsável pela sua sobrinha Inikiru, que é órfã de pai e mãe e não tinha ninguém que cuidasse dela na aldeia. Inikiru é sobrevivente de infanticídio e faz acompanhamento psicoterapêutico para superar os traumas de sua história – três de seus irmãos foram vítimas de infanticídio e seus pais se suicidaram.


Muwaji e sua família vivem hoje em Brasília, sob os cuidados da ATINI, com conhecimento da FUNAI e da FUNASA. Iganani faz acompanhamento médico no Hospital da Rede Sarah. Ahuhari e Inikiru estudam na Escola Classe da Granja do Torto, que tem um excelente programa de inclusão social para crianças indígenas. Inikiru já está alfabetizada e Ahuhari foi indicado para participar de um programa especial para crianças super-dotadas, pois ele desenha divinamente bem.

Muwaji pretende retornar com sua família para a aldeia assim que Iganani conseguir aprender a andar. Enquanto isso, eles visitam seus parentes no Amazonas uma vez por ano.

Família de Kanhu Raka

Macau e seu sogro Kotok Kamaiurá procuraram a ATINI em 2007 para pedir ajuda. A pequena Kanhu Raka, filha de Macau, estava muito doente. Ela estava muito fraca, tinha perdido a capacidade de andar e vivia isolada da comunidade, reclusa dentro da maloca comunal. Eles pediram que a ATINI providenciasse uma casa em Brasília para que Kanhu pudesse se tratar no Hospital Sarah.

Em agosto Macau e sua esposa Juruka mudaram-se para Brasília com suas outras crianças. Kanhu Raka não pode se tratar no Sarah, como desejava seu pai, mas hoje ela é paciente do Instituto Genoma, em São Paulo, que diagnosticou sua doença – distrofia muscular progressiva. Ela faz fisioterapia diariamente, toma medicamentos específicos, faz uso de cadeira de rodas e órteses, e viaja regularmente para São Paulo para acompanhamento no Genoma. A família gosta muito dela e quer permanecer junto com ela o máximo possível, pois sabem que a doença de Kanhu não tem cura e é progressiva.


Além da Kanhu, Macau e Juruka cuidam de suas outras duas filhas, Lila e Letícia, e do seu único filho homem, Kotok. Lila tem muita habilidade para dança e por conta disso ganhou uma bolsa de estudos na escola particular, onde é muito querida pelos professores e pelos coleguinhas.

 

A família de Mayutá

 

Paltu e Carol Kamaiurá são os pais do menino Mayutá, de 2 anos de idade. Mayutá tinha um irmão gêmeo que foi sacrificado logo após o parto, na aldeia Kamaiurá. Com a ajuda do pai, Paltu intercedeu para que pelo menos um dos filhos fosse poupado, por isso Mayutá sobreviveu. Quando Maiutá tinha 6 meses de idade, Paltu decidiu se mudar para Brasília para continuar seus estudos.

 

 

Hoje Paltu faz mestrado em Linguística na UNB e mora em uma das casas da ATINI na Asa Norte. Paltu e Carol têm mais dois filhos – Tamanuá e um bebê, que são também atendidos pelo programa de apadrinhamento da ATINI. O drama de Paltu já foi relatado na Folha de São Paulo, na matéria Infanticídio põe em cheque respeito à tradiçao indígena .

Família da Hakani

Edson e Márcia Suzuki são linguistas e atuaram por muitos anos como missionários da JOCUM, desenvolvendo projetos sociais entre os povos da amazônia. Viveram com os suruwahá por muitos anos e desenvolveram profundos laços de amizade com o povo. No ano 2000 Bibi Suruwahá entregou a eles sua irmãzinha Hakani, em estado grave, profundamente desnutrida, e incapaz de andar e de falar. A menina já tinha 5 anos de idade, mas pesava apenas 7 quilos e media 69 centímetros. Os pais de Hakani haviam se suicidado e a menina quase foi enterrada viva por conta de sua deficiência. Seu irmãozinho Niawi, que apresentava os mesmos sintomas, havia sido enterrado vivo diante da comunidade.

 

Edson e Márcia Suzuki retiraram Hakani da área indígena com autorização da FUNASA e levaram-na para Porto velho, onde iniciou seu tratamento médico. O diagnóstico foi hipotireoidismo, raquitismo e desnutrição. Com tratamento médico adequado, muito amor e cuidados, Hakani começou a reagir. Em pouco tempo aprendeu a andar e falar, mas iria precisar de tratamento médico pelo resto da vida. Suzuki e Marcia deram entrada no processo de adoção no Juizado da Infância em Porto Velho e conseguiram a adoção legal de Hakani, que passou a se chamar Ana Hakani dos Santos Suzuki.

Hoje a família vive em Brasíla – Hakani cursa a 4ª série no Colégio Leonardo Da Vinci e seus pais coordenam os trabalhos da ATINI. A história de Hakani foi relatada na matéria Crimes na floresta da revista Veja, e na matéria A segunda vida de Hakani do jornal Correio Braziliense.